segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Da Europa à Patagônia.




   A cada resenha com amigos e esposa na cozinha, me convenço de que aqui é realmente o melhor lugar da casa. Nesse final de semana, recebemos um casal de amigos, Kk e Donatelo, que vieram de uma espécie de Lua de Mel, afinal, estão a quase um mês viajando, entre Gramado e São Lourenço.

   Quer coisa melhor do que curtir o friozinho de Gramado, a dois? Bem, não sei como é essa experiência, mas nesse encontro, conheci muito desse lugarzinho, onde os motoristas param para que você atravesse e sequer existem sinais de trânsito no recinto.
Se fosse aqui no Rio, sei bem como isso iria terminar.

   Os dois estavam empolgadíssimos contando em detalhes os percausos do início da trip até os privilégios de um Fondue pago pela Agência de Turismo, aliás, agradeço se me contarem o nome da mesma. O cidade, além de ser o centro das atenções, quando o assunto é cinema, já que rola o Festival de Cinema de Gramado, por onde passam todos os anos, grandes filmes Nacionais, eles me contaram que o Natal temático da cidade é tão aguardado ou mais do que o Festival, e começou nessa semana que passou. Os preços dobram, mas como me confirmaram, pois viram a arrumação, a cidade fica um espetáculo. Existe um Mini Mundo em Gramado!

   O prato principal não podia ser outro, que não o Fondue, o que me fez lembrar do Hans, ali do lado do Costa Brava, na subida do Joá, excelente opção a dois, 4, 6... Tentem o Fondue de Frutos do Mar, sensacional! Bem, voltando ao foco, se é que existe um, não vou receitar Fondue, pois este quem sabe fazer é a minha esposa, mas falarei de um Salmon da Patagônia, bem simples, mas muito gostoso, afinal, esse final de semana foi todo ele dedicado a esse peixe.

   Quando negociávamos o que comeríamos em nosso jantarzinho, passamos por algumas opções e decidimos que seria um Salmon. Seriam 6 jantando, pedi 2 quilos, mas trouxeram 6 filés, o que dava quase 4 quilos de peixe... fazer o que né, jantei, almocei e lanchei salmon. Mas valeu a pena, pois pérolas não faltaram, tipo essa aqui: Concha y Toro, virou: Conca e Toró. Que fase!

Bem, lá vai a receita:

- 1 filé de Salmon;
- 1 cebola fatiada;
- Azeite, Sal e Pimenta do Reino a gosto;
- Só isso mesmo!

   Tempere o Salmon com azeite e sal, a gosto, enquanto ao mesmo tempo espalhe metade das rodelas de cebola na tigela, também com um pouco de azeite. Vá aquecendo o forno à 250 graus, enquanto tempera o peixe. Leve ao forno, à 180 graus, por mais ou menos 40 minutos, ou até dourar.

   Para acompanhar, os bom entendedores pedem por vinho branco, mas eu puxo sardinha pro tinto mesmo e vou te dizer, combina pra caramba (espero que nenhum Sommelier esteja me lendo, ou se estiver, que faça vista grossa). Foram 3 Garrafas, mas finalizamos com o Frontera, do Concha y Toro, que inspirou nossa amiga Carla Beatriz, para a piadinha que eu deixo para o próximo post.

Bom apetite!

6 comentários:

  1. Demais Fafá !!
    Como sou uma boa apreciadora, ainda sou mais o Salmão acompanhado pelo vinho branco , mas nada que não possa se abrir uma excessão e fazer vistas grossas ne? Afinal sou quase uma Sommelieer! hahahahaha!!

    ResponderExcluir
  2. Eu aposto que a kk jogou no google a palavra Sommelieer pra nao escrever errado! rs
    O post ficou muito maneiro! Esse tal de Donatello que tu citou ai nego fala q eh um cara muito foda!
    Ah, o salmao ficou bom pa caralho!!! Vida longa ao Resenha na Cozinha!!!!

    ResponderExcluir
  3. Carla Beatriz, esqueci de mencionar as Batatas, como a Ju reproduziu no almoço, vou falar delas no próximo post.

    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Não namorado, errou a fonte de pesquisa... O Fafá já tinha mencionado o termo no texto dele!!! hahahahahahahaha
    Estou fazendo muito parte desse blog, Gramado, Conca e Toró , Batatinhas.... Estou me achando uma musa inspiradora!!!
    HAHAHAHAHAHAHAHAHAHA

    ResponderExcluir
  5. Sugestão de cardápio: Avestruz.
    Sem mais no momento.

    ResponderExcluir